Droga/Odemira: Recolhidos 64 fardos de droga, total atinge duas toneladas

A Polícia Marítima (PM) de Sines terminou hoje de manhã as buscas na praia do Cavaleiro (Odemira), onde recolheu terça-feira 64 fardos de droga, que presume ser haxixe, com um peso total estimado em cerca de duas toneladas.

“Temos fortes suspeitas de que o material contido nos pacotes seja haxixe”, avançou hoje à agência Lusa o capitão do Porto de Sines e comandante da PM, Guilherme Marques Ferreira.

Hoje de manhã, a autoridade marítima local retomou as buscas junto à praia do Cavaleiro, a norte do Cabo Sardão (Odemira) com recurso a uma mota de água, não tendo, contudo, detectado mais fardos.

Durante a tarde de terça-feira, a PM, em conjunto com os mergulhadores da Armada, recolheu 64 fardos de estupefaciente, com um peso total estimado em cerca de duas toneladas.

A presença dos pacotes no mar foi descoberta pela autoridade marítima local, segundo Marques Ferreira, no decurso da sua missão de vigilância à costa.

O produto, que se encontra à guarda da PM, vai ser entregue à Polícia Judiciária (PJ), depois de o caso já ter sido comunicado ao Ministério Público (MP).

“Karzai dá cobertura abarões da droga afegã”

O presidente do Afeganistão é acusado de estar interessado em manter tudo como sempre esteve em matéria de produção de ópio. Seria uma forma de Hamid Karzai estar de bem com Deus (os EUA) e com o Diabo (os taliban).

Ontem os militares da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), sob comando da OTAN, apoiadas por soldados afegãos, mataram 40 rebeldes taliban na província de Ghazni. Se do ponto de vista militar os resultados são animadores, em termos políticos aumentam as críticas ao presidente do Afeganistão, Hamid Karzai.

A força internacional estacionada no país e que, ontem, recebeu a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier, considera que a instabilidade do país tem ligação directa ao problema da droga. Segundo um ex-representante do Governo dos EUA em Cabul, o próprio presidente está a prejudicar, por razões políticas, os esforços para combater o problema.

Thomas Schweich, especialista em narcóticos que trabalhou durante dois anos na Embaixada dos EUA na capital afegã, afirma que Karzai “dá cobertura e protecção as barões da droga”, e que o faz “por razões políticas cujas consequências não mede”.

De acordo com um texto que Schweich escreveu no jornal “The New York Times”, o presidente afegão está a manipular o seu país. Explica que o plano do presidente afegão é o seguinte: “os EUA gastariam biliões de dólares na melhoria da infraestrutura e combateriam, com os seus aliados, os rebeldes taliban, ao mesmo tempo que os amigos de Karzai podem ficar ricos com o comércio de drogas”.

Além disso, diz Schweich , Karsai “poderia culpar o Ocidente pelos fracassos políticos de modo a ser reeleito em 2009”.

“Karzai tem supostos inimigos no grupo dos taliban que lucram com o comércio das drogas, mas tem ainda mais simpatizantes, amigos e correligionário que lucram muito mais com o tráfico”.

O presidente afegão nega as acusações dizendo que seu Governo erradicou ou reduziu a produção de drogas em mais da metade das províncias do país. “Ninguém fez tanto quanto nós nos últimos sete anos no combate aos narcóticos”, afirma Karsai.

Schweich entende ainda que os EUA e a Inglaterra encaram a erradicação de plantações de papoilas para a produção de ópio como um problema a ser resolvido só depois da derrota dos taliban.

EUA: Universidade da Florida lidera a lista das mais folionas e com consumos de droga e álcool

Gainesville, 29 Jul (Lusa) – A Universidade da Florida lidera as instituições de ensino superior nos Estados Unidos mais folionas e com reputação de consumos de droga e álcool, segundo o “ranking” anual publicado na Princeton Review.

A Universidade da Florida ocupa agora o lugar antes preenchido pela Universidade de Virginia Ocidental, que passou para o quarto posto.

No segundo lugar da tabela surge a Universidade do Mississipi, seguida da Estadual da Pensilvânia e da Athens de Ohio.

A Universidade da Florida também é reconhecida na categoria dos alunos que estudam o menos possível.

Em contraposição, a Universidade Brigham Young, de Utah, é a mais sóbria.

Empresário falido dedicava-se ao tráfico de droga

Um ex-empresário do sector do calçado, residente em Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia), foi detido, pelo Núcleo de Investigação de Crimes de Droga da GNR, em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira, quando traficava estupefacientes. Um outro indivíduo, desempregado, foi também detido por indício do mesmo crime.

Os arguidos foram detidos, em flagrante delito, por alguns dos oito elementos da GNR de S. João da Madeira que faziam parte da operação policial denominada ‘Desespero’. Ainda na continuação das diligências, foram identificados dois consumidores que se dirigiam aos arguidos com o intuito de comprar heroína e cocaína. No seguimento das detenções efectuaram-se duas buscas domiciliárias.

O nome escolhido pelo NICD para esta operação está relacionado com o facto de um dos principais suspeitos se mostrar “desesperado” por não conseguir fazer frente as suas despesas após a falência da empresa de calçado de que era proprietário, em Oliveira do Douro. O ex-empresário, de 60 anos, desenvolveria esta actividade ilícita, em Paços de Brandão, há cerca de um mês.

O outro homem, de 42 anos, desempregado e residente no concelho de Santa Maria da Feira, também foi detido.

Foram apreendidas 2,7 gramas de heroína (o equivalente a 41 doses individuais); 6,3 gramas de cocaína (63 doses individuais); 0,6 gramas de haxixe; quatrocentos e noventa e sete euros; uma viatura ligeira de passageiros; uma balança de precisão; três telemóveis; e outro tipo de material relacionado com o tráfico de droga.

Colaboraram na operação militares da GNR de S. João da Madeira, de Santa Maria de Lamas e de Vila Nova de Gaia.

HIV é mais nefasto para quem consome drogas

Os infectados com VIH/Sida que continuaram a consumir drogas “têm perturbações cognitivas maiores” associadas à infecção do que aqueles que contraíram o vírus por via sexual.

A conclusão resulta de uma investigação sobre a deterioração cognitiva associada à infecção pelo VIH”, actualmente a ser conduzida pela Faculdade de Medicina do Porto. Os seropositivos têm alterações frequentes e variáveis ao nível do funcionamento mental, que podem oscilar desde pequenas perturbações na atenção até à demência.

“Deve-se sobretudo à predilecção do vírus pelo sistema nervoso central”, explicou o psiquiatra Miguel de Bragança, responsável pelo estudo. Neste momento, referiu, estão a ser analisados cerca de 2/3 da amostra de 130/150 indivíduos medicados e acompanhados na consulta externa de doenças infecciosas do Hospital de S. João. A amostra apenas inclui pacientes com menos de 50 anos.

Toxicodependência: Recluso passa de consumidor a “gestor” da Unidade Livre de Drogas da Cadeia de Custóias

*** Texto de António Moura, da agência Lusa ***

Porto, 24 de Julho (Lusa) – Nuno Filipe lembra-se que “não conseguia, por exemplo, falar em público”, acanhava-se, mas as coisas mudaram desde que, há três meses, começou a tratar-se na Unidade Livre de Drogas (ULD) do Estabelecimento Prisional do Porto, em Custóias, Matosinhos.

O seu percurso é um clássico: meteu-se na droga, experimentou quase tudo, arranjou problemas e acabou por ser detido, julgado e condenado.

Nuno, de 29 anos, está preso em Custóias há dois anos. Cumpre ali uma pena de dez anos, “mas ainda não é definitiva”, afirma, porque alguns dos seus “muitos processos” ainda não estão fechados.
Lê o resto do artigo »