Significado de droga (Wikipedia)

Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, “seco, coisa seca”), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.

“Droga”, em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo , há um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, heroína etc.) que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinônimo assim para entorpecentes.

Cocaína

Cocaína

Vários tipos de droga
Conceito
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.
As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via rectal (supositório).

Tipos
Depressoras – podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, diluentes, cloreto de etila, clorofórmio, ópio, morfina, etc.
Psicodislépticas ou alucinógenas – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos: maconha, skunk, LSD, psilocibina, heroína.
Psicoanalépticas ou estimulantes – produzem aumento da atividade cerebral, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina, MDMA ou ecstasy, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc.
Quanto à forma de produção, classificam-se como:
Naturais
Semi-sintéticas
Sintéticas

 
Uso de drogas
É comum distinguir o abuso do uso de drogas de seu consumo normal. Esta classificação refere-se à quantidade e peridiocidade em que ela é usada.
Outra classificação, se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo o uso de cola, gasolina, benzina, éter, lóló, dentre outras substâncias químicas.
Os usuários podem ser classificados em: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.

Motivos associados ao uso
Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas incluem:
problemas pessoais e sociais
influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas
sensação imediata de prazer que produzem
a facilidade de acesso e obtenção
desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades
fuga
estimular
acalmar
ficar acordado ou dormir
emagrecer ou engordar
esquecer ou memorizar
fugir ou enfrentar
inebriar
inspirar
fortalecer
aliviar dores, tensões, angústias, depressões
agüentar situações difíceis, privações e carências
encontrar novas sensações, novas satisfações
força do hábito
ritual
Críticas
Qualquer droga é potencialmente tóxica, o grau de intoxicação depende da intensidade de seu uso, sendo diretamente proporcional.
Mesmo com drogas aceitas, toleradas ou até incentivadas pela sociedade é possível chegar ao abuso e dependência química.
A pessoa que usa drogas acaba ficando dependente por um bom tempo, até que resolva tratar-se ou decidir abandonar as drogas.


52 comentários

  1. acabei de ler esta informação e descobri coisas k nem sabia é extradionário as coisas ke vamos descobrindo 🙂

  2. bom dia

    toda a gente fala teoricamente das drogas mas não sabem o que é realmente as drogas não sabem quem sobre por terem pessoas queridas que estam envolvidas é um mundo muito doloroso só quem tem um nível psicologico é que aguenta mas aprende-se muito com ele.
    não preocupações com estas pessoas eu faço uma comparação e como as pessoas da terceira idade também não se preocupam

  3. é sempre bom ter informações na enternnet para ficar atualizado e por dentro …saber do q a droga é capas e q não vale a pena esperimentar..muitos sofrem hj por isso kerem abandonar mas não conseguem..é um vícioOoOo!!!!

  4. Após todas essas informações, as pessoas não deveriam ter o livre arbítrio de decidir sobre o uso dessas substâncias?Uma vez que álcol, solventes, cigarro, antidepressivos podem ser adquiridos legalmente e o que determina o mal uso ,do bom uso,é o indivíduo e não a droga em si, a informação é o que deveria ser vinculado, não falar disso como realmente é, só atrasa as coisas.

  5. MEU MAIOR PROBLEMA COM AS DROGAS???
    UMA CERTA VEZ ESTAVA ACAMPANDO COM ALGUNS AMIGOS E NO MOMENTO QUE O BASEADO JÁ ESTAVA ENROLADO FOMOS PERCEBER QUE A UNICA CAIXA DE FOSFORO QUE HAVIAMOS LEVADO PRO MATO ESTAVA DENTRO DO BOLSO DO AMIGO QUE ESTAVA DEBAIXO DÁGUA EM UMA CACHOEIRA…….. PUTSSSSS.. ESTE FOI UM DOS MAIORES PROBLEMAS…. TEVE OUTRA VEZ QUE FALTOU FOI PAPEL…. FODA ESTAS COISAS NÉ…. ABRAÇOS…..

    TENHO 30 ANOS E SOMENTE HÁ 16 ANOS DOU MEUS TAPAS NA PANTERA… HÁ 3 DIAS RESOLVI DAR UM TEMPO…. PRECISO DAR UMA LIMPADA… TEMPO DE CRISE E A EMPRESA MULTINACIONAL QUE TRABALHO ESTÁ FAZENDO A SACANAGEM DE REALIZAR EXAMES ALEATORIOS… APROVEITO PRA DEIXAR UM FÉ DA PUTTTTTTTTTTTTA PRO CAMARADA QUE INVENTOU ESSA SUJEIRA…..

  6. ALGUEM AI SABE COMO BURLAR O EXAME DE URINA….
    TEM UM COLEGA QUE CHUPOU UNS LIMÕES E TOMOU UM REMEDIO PARA OS RINS MOMENTOS ANTES DE MIXAR… A PARADA ABAIXOU O ph,,, teve que repetir …kkkkkkkkkkkk… quero algo mais esperto….

  7. USSEEMMMMM DROOOGAAAAAAA!!!!!!

    ISOOO ÉÉ MUITOOOO BOOOOMMMMMM!!!!!!!

    SE QUESEREM EU VENDO BLZ!!!!!!!!

    ENTREM EN CONTATO

  8. Muito explicativo.pow bom d +.
    Tô fazendo um projeto de saude, sobre drogas e essa pesquisa muito foda!!!!!!!!!
    bjo

  9. DROGAS E MARA!
    BOM D + TO VICIADA, UM CAMINHO SEM ARREPENDIMENTOS Q BOM O IMPORTANTE E SER FELIZ!!!!!!!!!!!!!!
    QUEM VENDER EU COMPRO:D
    sD

  10. ! Meo maior obstaculo é meu irmão , tipo eli é envolvido com o crack, com o passar dos tenpos coisas de casa começaram a sumir etc… certo tenpo eli passou uns dias ali internado numa clinica , da eli volto um pouco mais calmo , mais com o passar dos tenpos , eli foi se envolvendo com seus amigos antigos também viciados , com um deslise eli começou a usar drogas novamente, mais graças a deus eli ta mais calmo , as coisas que sumiam de dentro de casa não somem mais não..
    Eu não quero tirar u meu fora não , claro ja usei drogas como, maconha , pó, mais graças a deus eu consegui sai dessa, graças a deus mesmo porque não era esse destino que eli queria pra mim , façam como eu jovens , não entre nas drogas , seja feliz fora delas , elas não levam voces a nada , procurem a deus , so eli tem a cura para todos nós….
    abração pra todos …

  11. Não vale a pena experimentar?
    Muito pelo contrário, se fores uma pessoa com ideais formados e que não se deixa psicologicamente levar pelo hábito deves experimentar.
    Tudo na vida deve ser feito e experimentado, desde que nunca se abuse de uma determinada experiência.

    Não estou a dizer que faz bem, nem mal. Nem que deve ser feito ou não… mas eu consumo drogas por via oral (APENAS) e sou consumidor habitual e não estou dependente dela pois encaro-a não como droga mas como uma substancia que me deixa calmo e a sonhar.
    Obviamente sendo esta narutal, caso contrário não tomava. Normalmente fumo-a com amigos de várias idades. Conheci muito boa gente, há conta do mundo da droga posso-vos dizer

    LEGALIZE IT.

  12. Não é uma pessoa experimentar drogas que já é isto ou aquilo, desde que saibam ter juizo quando a experimentam e dependendo do tipo de droga que experimentam/usam.
    Mas eu pessoalmente não aconselho a experimentarem, porque basta só experimentarem uma vez para cairem em decadência. Não digo que ficam logo viciados por experimentarem uma vez (isso também depende do tipo de droga), mas podem lhe apanhar o gosto e quando derem por ela gostam tanta da droga que andam a usar e já não conseguem parar de a usar. Eu por exemplo conheço muita gente que fuma pólen e marijuana e no entanto se não soubesse nunca diria que fumavam disso, visto serem pessoas que nem se dão nada mal ca sociedade e são pessoas ambiciosas com a vida, mas essas pessoas usam, mas não abusam. Mas também conheço pessoas que por uma simples curiosidade de experimentar essas coisas que apanharam-lhe tal gosto que ficaram mesmo dependentes disso, não digo que fumar pólen e marijuana causem dependência, mas nestes casos a meu ver a dependência é psicológica, não fisíca e esses meus conhecidos já estão tão “colados” a isso que só se estão a afundar cada vez mais na vida :S
    Uma coisa é experimentar ou usar, outra coisa é usar/experimentar com cabeça. Já não é a primeira vez que vejo miúdos de 13 e 14 anos em tal estado que até dá dó vê-los assim e depois acham-se os maiores blá blá blá.
    O que eu costumo dizer a amigos meus e conhecidos que já me vieram dizer que andam com curiosidade de experimentar ou que experimentaram é “Se queres experimentar, isso já é contigo, que eu sei que se te dissesse para não o fazeres que o mais provável é não me dares ouvido, mas apesar de não concordar que experimentes, se é isso que realmente queres, experimenta, mas deixa sempre os pés bem assentes na terra e usa sem abusos”.
    Mas na vida existe tanta coisa boa, que não é preciso ficarem pedrados ou bêbados para curtirem mais a vida, acreditem que a vida tem muita coisa boa para nos dar sem ser preciso ir por esses caminhos.

  13. Gostei muito dessas informações pois não tinha noção como era usar drogas.Eu graças a Deus nunca usei e nem meus filhos,mas tem muitas mães que pasa por situações que não desejo pra ninguem.

  14. ola gente dei um tiro de cocaina no sabado e fiz exame de urina hj dia 22/12 terça, sera q vai ser detectado essa substancia?
    sendo q tomei uns limoes antes do examee
    obs: nao sou usuario foi um unico tiro

  15. Eu fumo,não digo p/ninguem fumar e se pudesse eu plantaria no quintal de casa. Bando de gente safada e hipócrita,enchem a cara de cerveja,uísque,caipirinha e todo tipo de droga e fala de quem fuma maconha.Os mesmos que lutam contra o consumo da canabis bebem seu uísque no final de semana,fica bebado,bate na mulher e nos filhos,depois sai de carro dando um jeitinho de causar mais confusão

  16. nossa!
    o menino se toca !
    se fosse para nos consumir drogas as pessoas nao iria combater esse mal!
    da proxima pense antes de falar!
    beijos!!

  17. eu achei q foi muito bm mostrar o significado, pq muitas pessoas usam sem saberem oq tao usando.
    por isso q eu adorei entrar nesse siti.

  18. APRENDI MUITO.VEMOS QUE NAO DEVEMOS USAR DROGAS

    OBRIGADDO “”””””””””””!!!!!!!!!”””””””””””””

  19. Esse saite ele mostra o significado das drogas e o conceito,UM AVISO NUMCA ESPERIMENTE AS drogas ELA PREJUDICA A SUA SAUDE E A DE TODOS QUE ESTÃO AO SEU REDOR.
    E A DROGA MATA,E SE VC EXPERIMENTAR VC SABE O SEU FUTURO.E NA CADEIA OU NUM CAIXÃO.

    ass:raveny raquely
    BJS-ABÇ

  20. drogas!
    nunca!!!
    drogas jamis ! já estava enformada sobre o assunto e agora estou bem mais enformada.

  21. droga` é uma substancia viciante que vai acabando com avida do usuario.todos os tipos de drogas e viciante qualquer pessoa das mas sertinhas a mas erradas.Que rova uma vez fica viciado.essa Éssa è` uma messagem cotra droga substancia que acaba com sonhos nao terminados.

  22. @100% DROGA: eu uso cocaína e adooro ,não pretendo parar tão cedo,eu tenho 16 anos,2 anos na maconha e 2 anos na cokaína….sou muito felis quando estou com as brisas,mais sem ela eu sou nervosa,eu amo cokaína…

  23. eu não gosto mais também não tenho nada contra a quem usa, tenho amigos que usam e não é por isso que eu trato eles diferente dos outros,alias eles são mais fodas de quem não usa. Mais isso vai de cada um afinal eu nem sei como que fica depois que usa droga porque eu numca experimentei …

  24. acho q a droga usa quem quiser mais preservar a sua vida tambem que quer
    quem ama a vida nao fuma e quem fuma nao ama a viida entendee
    entaoo e isso naoo fumeii

    esse e o meu aviso de VANESSA LEODORICO DE LEONCIOO

  25. de novo euu todos que me conhecem me chamam de
    VAVA DORICO MEDO DA ONÇAA NAO E PARA RIR VOCS AI DA TELINHA TA BOMM ME MANDEM UM OII QUEM LER O MEU COMENTARIO 65 E O MEU BICHINHO DO MSN MUITO MASSA E DE LINGUINHA PARA FORA QUE FODA EEEEE

  26. ter estas informações, sao como salvar vidas de um vida muito destruidora pois nunca se quer experimente uma droga pois vc esta a um passo do abismo escuro e profundo!!!!!!

  27. eu acho que a droga e uma merda,sei que tem pessoas que usão para tentar fugir de alguma coisa mais não e motivo pra esperimentar a droga não cometa esse erro de cair no mundo das drogas e muito fodaaaa

  28. Na minha opinião as pessoas usam droga porque com elas pensando ser usar droga vai deixar ele(a)mas feliz ou para fugir de dividas , depressão ou até com problemas familiares
    Mas isso é falta do q fazer não acham

  29. Não sei se dou risada com o nível dos comentários, como um pais molda a personalidade das pessoas, vou ali “cheirar” maconnha para ver se espirro.

Deixa um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *