Em Portugal os estudos da prevalência e padrões de consumo problemático de drogas, aponta para uma estimativa do número de utilizadores de drogas injectáveis (IDU), entre 29620 e os 43966, a que corresponde uma taxa de 4,3 a 6,4 de IDU por mil habitantes entre os 15-64 anos.

Os estudos referentes à infecção tuberculosa nestas populações, em Portugal, são escassos. De acordo com o relatório do Instituto Português da Droga e Toxicodependência (IPDT) referente a 2001, dos utentes em primeiras consultas que apresentaram resultados dos rastreios, cerca de 2% eram positivos e encontravam-se em tratamento. Nos casos dos utentes das unidades de desabituação a percentagem global de positividade para a Tuberculose foi de 13% e entre os utentes das comunidades terapêuticas, foi de 1%.

Em relação à Tuberculose  doença em Portugal no ano de 2001, foram notificados em Portugal 4303 casos, 3908 dos quais são casos novos (incidência: 37.7/100000 habitantes) Esta taxa de incidência, uma das mais elevadas da Comunidade Europeia (3.5 vezes a média comunitária), tem vindo a ser reduzida de forma consistente, apesar do aumento dos factores de risco emergentes, nomeadamente a infecção por VIH, a toxicodependência, a reclusão e os movimentos migratórios. Estes factores, no seu conjunto, são responsáveis por mais de metade dos casos de doença no país e pela maioria dos casos entre os adultos jovens.

A infecção VIH tem já uma influência apreciável na epidemia da  Tuberculose  e, por outro lado, a toxicodependência tem vindo a contribuir de forma crescente para o aumento do número de casos de SIDA registados no nosso país. Em quatro anos, a proporção de casos de Tuberculose  com VIH aumentou de 6% para 15,4% que corresponde a um aumento em 9%. O problema tem particular importância nas regiões de Lisboa (26,1%), Setúbal (21,9%), Porto (14,9%) e Faro (14,6%). Por outro lado, os dados referentes a 1995 indicavam que nos doentes notificados com SIDA e Tuberculose , cerca de  52%  eram toxicodependentes ao passo que em 2001 estes números subiram para 63%.



Deixa um Comentário

Tags Populares

blank