Toxicodependência
A toxicodependência é um fenómeno que, de forma dramática tem marcado os últimos cinquenta anos. A dependência decorre dos efeitos de uma substância sobre o organismo, o que vai provocar uma vontade irresistível de voltar a consumir. As dependências física e psicológica andam habitualmente associadas. Uma vez instalado o hábito de consumir determinada substância, torna-se difícil abandoná-lo definitivamente. É um problema que não acontece só aos outros. A prevenção é a grande aposta para evitar que te confrontes com este problema. A primeira e melhor forma de prevenir é conversar com as pessoas que te rodeiam, os pais são muitas vezes os primeiros agentes de prevenção do consumo de drogas. São os pais que, melhor do que ninguém, conhecem os seus filhos e os podem ajudar. Além disso, maioritariamente os pais são os primeiros modelos, os exemplos a seguir pelos mais novos. São várias as causas que podem levar à toxicodependência. Estudos recentes apontam os factores fundamentais a curiosidade e o gosto do risco, próprios da adolescência e juventude. Outras vezes é a pressão dos amigos que vêem no consumo de drogas uma forma de se afirmar e de ser adulto. A prevenção não termina com a adolescência. A prevenção faz-se todos os dias. A prevenção começa no diálogo com os teus pais, os teus amigos, o teu parceiro(a), os teus colegas, os teus professores…
Tabagismo
Tabagismo significa abuso de tabaco. É o vício de fumar regularmente um número considerável de cigarros, cigarrilhas, charutos ou tabaco de cachimbo. Fumar predispõe para o cancro do pulmão e outros, bronquite e enfisema pulmonar, úlcera gastro-duodenal, doenças cardio-vasculares e acidentes vasculares cerebrais. As mulheres fumadoras grávidas podem prejudicar o desenvolvimento e a viabilidade do feto. Os fumadores também prejudicam a saúde dos não fumadores junto de quem vivem, que acabam por ser fumadores contra vontade (“fumadores passivos”).
Efeitos do tabaco no ser humano
* No aparelho respiratório, 90% dos cancros são devidos ao tabaco.
* No aparelho circulatório, a angina de peito, o enfarte do miocárdio, a hipertensão arterial e o acidente vascular cerebral são algumas das doenças mais frequentes.
* Na área oto-rino-laringológica, 65% dos cancros da boca são devidos ao tabaco bem como a diminuição do olfacto e tendência para rouquidão.
* No aparelho urinário, o tabaco pode provocar cancro da bexiga.
* Ao nível sanguíneo, provoca alterações da coagulação.
* Na mulher, o tabaco aumenta o risco de cancro do colo do útero e em combinação com a toma da pílula contraceptiva, aumenta o risco de trombose venosa.
* No recém-nascido, o tabagismo da mãe aumenta o risco de malformações, parto prematuro, baixo peso ao nascer e síndrome da morte súbita.
Calcula-se que cerca de dois milhões e meio de pessoas morrem anualmente em todo o mundo, devido ao tabaco. Por isso, a Organização Mundial de Saúde propõe a luta, por todos os meios, contra esta autêntica epidemia dos tempos modernos.
Tratamento
O PROJECTO VIDA é o programa nacional de combate à droga. Promove:
* a prevenção do consumo de drogas;
* o tratamento e reinserção social dos toxicodependentes;
* o combate ao tráfego de drogas.
A Linha Vida, integrada no Projecto Vida, é um serviço telefónico, gratuito e confidencial, à tua disposição para te informar e aconselhar sobre problemas de toxicodependência. Funciona de 2ª a 6ª feira, das 10h às 24h, pelo tel. 1414. O PROJECTO VIDA também tem, para quem deseja aconselhar-se por escrito, o e-mail linhavida.lx@ipdt.pt ou o site www.projectovida.pt (clicar em “contacto”). Existem muitas outras instituições vocacionadas para a prevenção e tratamento da toxicodependência. Se tens problemas neste domínio:
* fala com os pais;
* fala com o teu namorado(a);
* fala com o teu director de turma, se estiveres a frequentar a escola;
* consulta o teu médico de família;
* procura um Centro de Atendimento de Toxicodependentes (CAT);
* procura uma ajuda especializada: um psicólogo ou um psiquiatra.
Em Portugal existe o Conselho de Prevenção do Tabagismo, situado na Av. dos E.U.A., 53 D 4º, CP-1700-165 Lisboa, tel 21 844 60 55 e o fax 21 846 42 12. É um órgão de consulta e acção pedagógica dependente do Ministério da Saúde. Compete-lhe a intervenção junto de entidades públicas ou privadas no âmbito do planeamento, coordenação e dinamização das acções de luta contra o tabagismo, colaborando estreitamente com organismos internacionais.
A Coligação das ONG Portuguesas de Prevenção do Tabagismo (privado), Av. dos E.U.A., 53 D 4º, CP-1700-165 Lisboa, tel 21 8464219 e o fax 21 8464212; e-mail: luis.reis.lopes@mail.telepac.pt.
O Gabinete de Dependência Química (privado), na Rua Epifânio Dias, 44, CP-1700-161 Lisboa, tel 21 842 16 70 e o fax 21 842 16 79; e-mail: gdq@mail.telepac.pt.
As doenças causadas pelo consumo exagerado e prolongado do tabaco – incluindo a intoxicação tabágica – são tratadas nos centros de saúde, hospitais e clínicas (públicos e privados) de todo o país. O melhor mesmo é tentares a desabituação, para deixares definitivamente de fumar!
Abril 4th, 2010 em 15:10
Os malefícios atribuídos ao tabaco derivam do tabaco propriamente dito e/ou das substâncias químicas que lhe são adicionadas para efeitos de comercialização?