Os frequentadores dos espaços recreativos na Praia da Barra durante a época balnear vão ser objecto de acções de sensibilização para os perigos do consumo de drogas, uma iniciativa da Fundação Prior Sardo.

A intervenção junto dos frequentadores dos espaços recreativos nocturnos na Praia da Barra durante a época balnear e outras épocas festivas vai ser feita através de acções de sensibilização e informação destinadas a evitar ou atenuar o consumo de substâncias psico-activas e riscos associados, como acidentes de viação, relações sexuais desprotegidas ou de violência e agressividade. Este é um dos programas que a Fundação Prior Sardo candidatou ao Programa de Respostas Integradas, promovido pelo Instituto de Dependência e Droga.

O protocolo de colaboração foi assinado ontem, na Câmara de Ílhavo, e tem um financiamento de cerca de 120 mil euros, já que inclui ainda acções para crianças e adolescentes “com particular vulnerabilidade”, em meio escolar, para além das famílias, sobre os perigos do consumo de drogas.

Neste projecto, o público alvo são cerca de mil crianças e adolescentes das freguesias de S. Salvador, Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo. O programa de Respostas Integradas, nas quatro freguesias de Ílhavo, envolve ainda cinco estabelecimentos de ensino, o Centro de Saúde de Ílhavo (Gabinete de Apoio à Sexualidade Juvenil e Consulta de Alcoologia) e a Segurança Social de Aveiro.

Em causa está igualmente a prestação de cuidados de saúde a doentes toxicodependentes ou com síndromes de abuso ou dependência do álcool no sentido de facilitar a integração sócio-familiar e no mercado de trabalho.

O financiamento deste programa atinge, em Ílhavo, cerca de 200 mil euros e pretende chegar a mais de meio milhar de toxicodependentes e alcoólicos, para além de cerca de três mil alunos dos cinco estabelecimentos de ensino, revelou Celina França, responsável pela delegação de Aveiro do Instituto de Dependência e Droga.

O Programa de Respostas Integradas na zona do Baixo Vouga envolve freguesias dos municípios de Aveiro, Albergaria-a-Velha, Estarreja e Ovar e tem uma duração de dois anos. Envolve apoios financeiros a diversas instituições particulares de solidariedade social, candidatas aos projectos, no valor de mais de meio milhão de euros.


Tags: , , , , , , , , ,


Deixa um Comentário

Tags Populares

blank