Nível de consumo de droga no Porto mantém-se
Drogas em geral, Geral, Notícias Julho 30th, 2008
Os números de consumidores de droga no Porto estabilizaram, embora haja uma mudança do seu perfil, nomeadamente, o aumento dos policonsumos e do uso de drogas químicas, bem como do chamado consumo social associado à diversão.
Estas conclusões foram, ontem, reveladas por João Semedo e Alda Macedo, após uma reunião com a Direcção Regional do Norte do IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência). Em cima da mesa estava a discussão dos Planos de Resposta Integradas (PRI).
Para os deputados do Bloco de Esquerda, “é de saudar a forma como o IDT começou a actuar mais proactivamente, virado para a comunidade, envolvendo associações e organismos implantados no terreno, nomeadamente através da abertura de concursos públicos para a atribuição de verbas que financiam projectos comunitários integradas nos Planos de Resposta Integradas”, na zona industrial e bairros de Aldoar e Ramalde, zona ocidental, incluindo o Aleixo, Zona Histórica e Baixa , Zona Oriental e bairros de Paranhos e Campanhã).
O BE aponta ainda “a forma exemplar como o IDT integrou e deu resposta aos 52 utentes entregues pelo Porto Feliz, desmentindo a catátrofe anunciada por Rui Rio”, além de criticar e alertar para “a falta de técnicos e de pessoal no IDT, em resultado dos cortes impostos pelo PRACE, o que torna a sua acção mais difícil e impede a concretização de outros planos e programas”.
Esta situação ter-se-á tornado mais complicada “uma vez que para a competência da Direcção Regional do Norte do IDT foram transferidas algumas concelhos do Centro, utentes provenientes do Porto Feliz e novas responsabilidades no domínio da alcoologia”.
Tags: Consumo, drogas, Notícias, Porto, Portugal
Deixa um Comentário