Hepatite C

Doenças, Geral, Saúde Março 27th, 2008

A hepatite C é uma doença viral do fígado causada pelo vírus da hepatite C (HCV). A hepatite C pode ser considerada a mais temida e perigosa de todas as hepatites virais, devido à inexistência de vacina e limitações do tratamento, e à sua alta tendência para a cronicidade que complica eventualmente em cirrose hepática mortal.O vírus da hepatite C é um flavivirus, um dos poucos dessa família (que inclui os vírus da dengue, febre amarela e Nilo ocidental) que não é transmitido por artrópodes. Este vírus tem um genoma de RNA simples de sentido positivo (é usado directamente como mRNA na síntese proteica). Reproduz-se no citoplasma e retículo endoplasmático, produzindo dez proteínas virais. Algumas destas proteínas inibem a apoptose (morte programada) da célula e outras inibem a acção do interferon. Tem envelope bilípidico e portanto não sobrevive a condições secas.

 

O vírus tem uma preferência forte (tropismo), em infectar os hepatócitos do fígado. Os sintomas da hepatite são pelo menos tanto devido à acção necessária do sistema imunitário como aos danos causados pelo vírus.
A transmissão é por infecção do sangue por sangue contaminado, como ocorre em transfusões (hoje praticamente impossível de ocorrer dado o rastreio sistemático de todos os dadores) e troca de agulhas infectadas, piercings e tatuagens em estabelecimentos que não esterilizam cuidadosamente todos os materiais (não só a agulha); pela actividade sexual (4%) e da mãe para o filho recém-nascido (4%). No entanto a mulher portadora pode amamentar. Existe uma alta percentagem (em torno de 30%) de casos em que não é possível identificar a origem da infecção.Em Portugal, todas as pessoas que, antes de 1992, se submeteram a intervenções cirúrgicas, que foram sujeitas a transfusões de sangue, e os ex-combatentes da Guerra do Ultramar devem pedir aos seus médicos de família o rastreio da hepatite C (o anti-VHC). É uma simples análise ao sangue..Hoje existe tratamento para a hepatite C. Embora ainda não se possa falar de cura definitiva (há necessidade de esperar pelos resultados finais dos estudos obrigacionais de longa duração em curso) as taxas de resposta mantida variam entre os 50 e os 60% de todos os doentes tratados.Ao contrário da hepatite B, o vírus da hepatite C não incorpora o genoma celular, permanecendo no citoplasma da célula hepática, pelo que o objectivo de cura completa com a eliminação do vírus C seja, em teoria, possível.O tratamento consiste numa injecção semanal de Interferão Peguilado junto com 4 a 6 comprimidos diários de ribavirina. A taxa de resposta ao tratamento varia de acordo com o genótipo do vírus (1, 2, 3, 4, 5 e 6). A taxa de resposta pode variar entre 54 e 63% no caso do genótipo 1 e 4, mais de 75% para o genótipo 3, e 80 a 95% dos casos para o genótipo 2. O tratamento dura entre 24 semanas (genótipo 2 e 3) e 48 semanas (genótipo 1 e 4). Estudos recentes levados a cabo indicam ser possível tratar os doentes genótipo 1 e 4 com baixas cargas virais em apenas 24 semanas e entre 12 a 16 semanas os doentes genótipo 2 e 3 caso consigam negativar a viremia a partir da semana 4 de tratamento, mas que ainda carecem de validação de estudos clínicos com um número maior de doentes.



Comentários

  1. 1
    fernando
    Abril 10th, 2008 em 04:56

    Vou comentar. Apesar de aqui nunca ter conseguido apoio.
    Sou doente alcoólico tratado, não consumo bebidas alcoólicas há 6 anos, mas acontece que em sua substituição, e por ser diabético, e toxicodependente com hepatite C e tenho por medicação médica o Serenal 50, mg., 15mg, e sou consumidor de substancias psicotrópicas enquadradas nas tabelas 1 a 4. Como é de conhecimento, o álcool é mais prejudicial a saúde e a sociedade que este mesmo consumo, por sua vez é uma substância Ilegal o que resulta no valor monetário necessário para consumir o que circula um (composto) pouco alivia a dor o sofrimento o psíquico, a estabilização emocional, a solidão, a angustia a amargura a força de continuar a lutar, sempre faz 6 anos que permaneço aqui na Lousã individuado divórcio litigioso em processo disciplinar interno, reformado com “Pena de Aposentação” compulsiva quem me pode ajudar?
    Desde bem cedo talvez uns 16 anos que dei inicio ao consumo de cannábis, e álcool, fiz desintoxicações no sobral CID., fiz tratamento no “CRAC” centro de recuperação de alcoólicos de Coimbra.
    Sem projectos, definições concretas, venho a apelar que seja também apoiado pelas devidas entidades e ser considerado pessoa com media de vida curta, tenha direito á medicação ou possível reentregado em comunidade aceite e controlada clinicamente de consumos de substâncias psicotrópicas meu muito obrigado.

    Fernando Josué

  2. 2
    MiStEr_QuIm
    Abril 20th, 2008 em 16:20

    Fernando fiquei sensibilizado com o seu caso :/ Acedito que esteja a ser bastante dificel a sua situação e acredito tabmbém que nao haja muitas ajudas para si :/ Eu não sou médico, mas aconselho-o a perguntar ao seu médico de familia quais as ajudas que existem para o seu caso, acredito que aí em Lousã haja algum tipo de ajuda para si, algum tipo de instituição para o seu caso ou assim e senhor José tenha muita força e nunca desista de procurar ajuda para si e de se tratar.
    Aproveito também para fazer um apelo ao estado, que devia ajudar mais neste tipo de casos, porque gastam tanto dinheiro em coisas que não são necessárias e no que deviam gastar não gastam, olhem mais pela saúde e pelo bem estar dos portugueses e ajudem mais as pessoas que mais precisam.

  3. 3
    Ana Paula
    Janeiro 24th, 2018 em 16:07

    E sempre bom ter pessoas disposta a compartilhar informação importante como esta,hoje é muito difícil encontra pessoas assim,gostei muito do seu artigo.https://loja-sputnik.lojaintegrada.com.br/

Deixa um Comentário

Tags Populares

blank