Não se pode dizer que há uma única razão que leve ao consumo de drogas mas sim vários factores que podem influenciar o consumo ou o não consumo. Estes factores podem ser individuais, sociais, familiares, ambientais e inerentes a cada substância.Existem diferentes formas de consumo com diferentes significados e as razões que levam as pessoas a experimentar uma droga são diferentes das razões que as levam a ficar dependentes.

No início, ou seja, numa fase de experimentação, há um conjunto de factores que podem levar a esse consumo dos quais se destaca: a curiosidade, a vontade de pertencer a um grupo, o desejo de diversão, o medo da exclusão do grupo, a disponibilidade da droga, a ilusão da resolução de problemas, uma representação positiva das substâncias, entre outros. Este consumo experimental poderá não conduzir a  um consumo esporádico ou habitual mas pode também tornar-se numa dependência.

O consumo recreativo está associado à diversão e ao lazer. Uma das suas principais características é a  busca de um prazer imediato num contexto de dança ou diversão.

O último estádio dos consumos é quando está instalada a dependência. O consumo passa a ser o principal objectivo e motivação na vida, tudo gira em seu redor.

De qualquer maneira, em cada caso há sempre um conjunto de factores que deverão ser analisados por um técnico especializado de modo a programar um esquema terapêutico adequado.



Comentários

  1. 1
    ana lopes
    Julho 29th, 2008 em 8:45

    bom dia

    ha varias razões para o querer porque a vida não lhe corre bem mas se gostaram quando exprimentram esta tudo estragado porque quem esta ao lado dessa pessoa então vai ter uma luta constante
    problemas familiares, uma conversa de amigos pode levar aexprimentar

    ResponderResponder
  2. 2
    Sofia
    Agosto 13th, 2008 em 14:38

    Boa tarde,

    A maior parte das pessoas consome para se integrar em determinado grupo, porque é moda e porque eventualmente não gosta da sua maneira de ser, sentindo necessidade de coisas que a façam ver e reagir de uma maneira que não a sua.
    Actualmente não é para ser diferente dos outros, pois o cliché hoje em dia é consumir drogas. Quem não consome é que se distingue.
    Pessoalmente não tenho qualquer curiosidade nem necessidade, mas não recrimino quem consuma, desde que não se faça da vida isso e não se seja obcecado.
    E infelizmente tenho que viver com isso a meu lado, até ao dia…

    ResponderResponder
  3. 3
    Jaquim
    Outubro 21st, 2008 em 16:24

    Porra,isto na verdade tem haver km mente de cada pessoa, kem kere fumar FUMA ninguem lhe pos o cigarro na boqa, qem fuma fuma porqe ker PAH xD

    ResponderResponder
  4. 4
    Miguel e joao
    Outubro 21st, 2008 em 16:31

    Nós achamos qe este site elucida-nos, sobre as drogas e os seus problemas. E todos os jovens da nossa idade devem ver este tipo de informação, para se ajudarem, não só a eles como também aos seus amigos e aqueles que possam ter problemas por serem dependentes dessas substâncias.

    ResponderResponder
  5. 5
    isabella
    Abril 25th, 2009 em 18:11

    por favor , voces podem me dar uma informação?
    aonde se consomem as drogas : local

    eh para umá peskisa escolar!

    ResponderResponder
  6. 6
    isabella
    Abril 25th, 2009 em 18:13

    preciiso dessa resposta até 5 minutos
    !!

    seus filhos da mae

    idiotas

    nao se droguem naooo eim…
    se nao vcs vao pra vala…
    que toda pessoa que meche ou fuma ou se droga na verdade! É MORTA, pq fika devebndo aos bandidos.

    é so um conselho gentiiii

    vamus evitar as drogas!!!

    bjuus

    Ah ?: e nao se eskeçam de me mandar a resposta. ♥

    ResponderResponder
  7. 7
    MiStEr_QuIm
    Abril 25th, 2009 em 19:29

    isabella isso é muito relativo, pode ser em casa, na casa dum amigo, na rua, num parque público, numa casa abandonada. Tudo isso depende do tipo de droga que se está a consumir e depende da pessoa que consume. Mas não há um sitio defenido LOL. Ah e também ha as famosas salas de chuto.

    ResponderResponder
  8. 8
    isabel taborda
    Junho 22nd, 2009 em 20:22

    achei super interesante esse blog ocupei ele para tabalho de matematica vale 10 pontos

    ResponderResponder
  9. 9
    mel
    Junho 29th, 2009 em 17:30

    estou maravilhada com as informaçoes,quero saber se o uso da cocaina pode causar disfunçao eretil mesmo usando de vez enquando?

    ResponderResponder
  10. 10
    bruno garcia
    Outubro 29th, 2009 em 18:22

    as pessoas usam drogas para satisfação pessoal ..

    ou para entrar hein grupo de amigos . As pessoas estragam com suas vidas usando drogas , acham que vão ser mais se usarem , tenque ter a mentalidade muito forte para evitar esse tipo de situação

    ResponderResponder
  11. 11
    gustavo
    Outubro 29th, 2009 em 18:23

    tenque fuma mesmo é nóis
    maconha \|/

    ResponderResponder
  12. 12
    Anonimo
    Novembro 2nd, 2009 em 18:32

    Boas,
    Discordo quando dizem ke se consomem drogas ou porque é moda ou porque kerem integrar-se num grupo, as pessoas é ke sabem da sua vida e experimentam porque lhes apetece, nao por influencia dos outros, mas por curiosidade propria.
    Eu sou mais a favor das drogas “leves”, porque nao destroem as pessoas tao facilmente e nao criam tanta dependencia. Tambem tem haver kom cada um, as pessoas e ke se tem ke controlar para ke n seja um vicio se n kerem ke isso aconteça, porque se nos experimentamos e gostamos nao vamos abusar…cada um sabe da sua vida, mas da sociedade sabemos todos nós e devemos de nos controlar antes ke a droga nos controle a nos.

    ResponderResponder
  13. 13
    xana
    Novembro 25th, 2009 em 15:59

    hoje em dia penso que os jovens consumem mais por curiusidade, nao por se querem inserirem num grupo ou outra coisa qualquer, hoje os jovens consumem o que querem, e quando querem, nao se trata de obrigaçao mas de uma satizfaçao de uma vontade propria… mas nunca podemos excluir e por de parte,a ideia que muitos jovens e adultos, consumem para exqueçer dito por outras palavra, muitas pessoas fragilisadas com baixa auto extima exclusaçao familiar e outras questoes do foro psicologico leva a uma perda de controlo psico… ou seja quando algumas pessoas exprimentam pela primeira vez qualquer tipo de droga a sua mente e corpo se eleva a outro nivel, fazendo-as exquecer os seu problemas do quatidiano, e os seus conflitos pessoais. mas a uma certa altura em que aquilo que consumem vai-se tornando pouco insuficiente levandos a consumir mais e assim sucessivamente, levando-os a dependencia. sei que a pessoas que passam por momentos controbados, desgastantes para o seu mundo psiquico, e que nao tomam esta rota e a elas dou-lhes os meus parabens pois sao pessoas fortes e que nao se fazem vitimas da vidas mas sim vitoriosas dos tropessos e das derrotas da vida, mas infelizmente nao somos todos assim, e para alguns a droga continua a ser o refugio dos seus problemas….

    ResponderResponder
  14. 14
    lucas
    Dezembro 17th, 2009 em 1:29

    o site e bacana muita informaçao e tem a opinião de todos
    acabei de descobrir mais recomendo.
    ja foi muito ultil pra min e as drogas os usuarios inicias começam usar tanto por curiosidade, e alguns para se meisturar em algum grupo de amigos
    outros por acham qui e muito dificila encarar as dificulades da vida careta e procuram umma fuga facil nas drogas.
    cada um tem um motivo proprio para iniciar o uso

    ResponderResponder
  15. 15
    MINA TOP
    Maio 17th, 2010 em 21:20

    Oie gente,
    fuma maconha e chera um pó e cmg msm.
    adorooo …

    ResponderResponder
  16. 16
    Eduardo
    Junho 19th, 2010 em 12:31

    Realmente há diversos fatores que levam ao uso de drogas. Quando esse consumo sai do controle do usuário caracteriza a dependência. O tratamento nem sempre é fácil. O dependente químico precisa de todo apoio possível para superar o vício, por isso os familiares e amigos devem estar presentes e oferecer essa ajuda. Nesse site também encontrei uma lista das razões associadas ao uso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Droga.

    ResponderResponder
  17. 17
    Deco
    Junho 29th, 2010 em 22:20

    Boa noite

    Achei bem interessante o blog, mas achei que ele critica muito..
    claro, com relação a drogas, tem q ter um debate sério
    mas como disseram, ninguém é forçado a usar
    e tudo em exagero faz mal..
    eu em particular fumo maconha a uns aninhos aê
    hahahahahahahahahaha
    não sinto diferença, tenho motivação para trabalhar (até mais), minha faculdade (tenho mais ideias) e sem contar que vc fica muito mais sociavel, e ainda defendo que se o mundo fumasse maconha, seria bem mais suave hahahahahahahahahaha
    nunca usei cocaina, pedra, nada disso, e quanto a issom já tenho outro pensamento, um pouco mais sistematico, mas não tenho moral para falar oq é certo ou errado, assim como todos aqui..
    mas enfim..
    interessante o blog xD

    abraços a galera do Ganja e demais

    Paz

    ResponderResponder
  18. 18
    tuga
    Agosto 3rd, 2010 em 16:44

    Boas Pessoal, achei bastante interessante o blog, como todos tenho a minha opiniao em relaçao a droga, sou um consumidor exporadico de haxixe(+ou- 1x de 3 em 3 meses) e nao sinto necessidade de mais, comecei por iniciativa propria e a fumar sosinho dai achar um pouco ridiculo essas ideias dos amigos e dos grupos, cada 1 pensa por si. cumprimentos.

    ResponderResponder
  19. 19
    jorge maciel
    Agosto 3rd, 2010 em 21:32

    Curiosidade, pressão de grupo, relacionamento de romptura( adolecencia ), alegria, tristeza, frustrações, medos, auto estima, . . . indicam determinados estados de espirito. Neste sentido entendo que o consumo de “drogas” tem muito a ver com a alteração de um determinado estado,. . . ou seja:
    – as pessoas consomem “DROGAS” para mudarem o seu estado de “HUMOR”, . . . Penso que melhor seria discutir – A QUE PREÇO ?????? . . .

    ResponderResponder
  20. 20
    madalena vaz
    Outubro 13th, 2010 em 12:57

    A droga e a melhor cisa do mundo “DROGUEM-SE”

    ResponderResponder
  21. 21
    madalena
    Outubro 13th, 2010 em 12:58

    a droga e brutal droguem e nao liguem ao pior

    ResponderResponder
  22. 22
    alex
    Dezembro 13th, 2010 em 8:41

    ola drogas são tensoo seu uso e confesso que estou drogado agora por burrice minha depois de 6 anoc cai na bobeirame ferrei

    ResponderResponder
  23. 23
    Coração de Mae de usuário de haxixe
    Janeiro 7th, 2011 em 1:21

    Ha pouco tempo confirmei que meu unico filho muito jovem começou usar haxixe, e ao conversar com ele, me disse que gosta e náo tem intenção de parar. Só lhes digo uma coisa foi uma das maiores dores de minha vida e temo que isto traga mais dores a ele e a mim no futuro. Eu continuo o amando, mas nenhuma mãe deseja ver seu filho caminhando para a alienação das drogas. dando a traficantes criminosos o dinheiro de trabalho sagrado.

    ResponderResponder
  24. 24
    Anomimo
    Janeiro 7th, 2011 em 22:28

    Cara é muito louco o fato de uma substância tornar-se o centro da vida de uma pessoa. E mais louco ainda é quando não se consome apenas um tipo mas várias. Posso ser cincero com vocÊs eu sou um dependente deste tipo, me controlo a maior parte do tempo por isso consigo ficar alguns dias na abstinencia. É engraçado como as drogas moram dentro da minha mente e como foi citado acima uma série de fatores que levam ao consumo vou relatar: Tenho uma ótima família,estou solteiro, tenho nível superior e sou funcionário público, agora tenho 23 anos e uso drogas desde os 13, já tentei muito saber o motivo que me leva ao consumo… acho que é simples fato de gostar. Ninguem me ofereceu droga alguma como dizem, fui sempre eu que tive a curiosidade de experimentar. E quer saber? me arrependo bastante porque agora a droga mora dentro da minha mente e não sei como me libertar… tenho a impressão de que nunca conseguirei ser feliz se não sair dos vícios. Minha família toda é triste comigo e sei que os faço sofrer… Nos últimos tempos estou piorando pois não saio mais de casa pra nada, parece que tenho medo do mundo…. espero que este depoimento ajude…

    ResponderResponder
  25. 25
    M-
    Janeiro 8th, 2011 em 18:12

    Porque que os famosos consomem drogas ?

    é para um trabalho , por favor respondam rapido

    ResponderResponder
  26. 26
    M-
    Janeiro 12th, 2011 em 21:17

    Respondam sff

    ResponderResponder
  27. 27
    Soul
    Fevereiro 22nd, 2011 em 23:09

    lool ai ai umas quantas barbaridades ai em cima xDD

    pessoal voçes so podem saber se a opiniao sobre as(uma)droga depois da esprimenta…
    e ja agr so se viçia quem quer 😉

    eu por exemplo tenho 17 anos e fumo hash(polen,bolota) e de ves em quando uma ervinha quando ela apareçe…

    ja fumo ja vao 3/4 anos uma vez por semana ou de 2 em 2 semanas… e nao me considero um viçiado sabem?

    para ja eu ta tive oportunidade de esprimentar MAIOR parte das drogas… mas recosei.

    isto tudo tem a ver com a mentalidade de cada um e mais nada… e acho que se legalizasem a Cannabis isto iria ser uma beca muito melhor… porque o maior parte do lucro da venda iria para o estado… e os menores de 18(eu sou menor) anos nao a poderiam comprar e pelo menos era controlada porque a “dealers” que mexem com o produto metendo quimicos numa coisa natural:S infelizmente… e deixarias de a comprar a cena a pessoas do trafico (P.s: irria diminuir a violencia) pk se a gente vai comprar “erva” a um gajo que vende de tudo e claro que ele nos vai induzir para algo mais caro.. ou seja drogas pessadas

    mas pronto acho que isto tudo tem a ver com a mentalidade das pessoas…

    Um abraço a todos e espero que o meu comente tenha servido pa esclareçer algumas cenas..

    e ja agr a cannabis e a planta natural com mais usos beneficiarios para a humanidade… e tabem a mais versatil…

    acho que deviam proibir as mais pessadas como o LsD, Dmt, coca , hero, e afins pk issosao a unicas que causam dependnçia pk sao manipuladas pelo homen ;))

    _O_

    deixe-se de cenas pk ate um puto como eu sabe ver isso

    ResponderResponder
  28. 28
    M.P.
    Fevereiro 27th, 2011 em 19:28

    Tenho 39 anos e sinceramente nesta altura não me estou a ver a ficar dependente de drogas, até porque nunca tive curiosidade de sentir o seu efeito, embora oportunidades nunca me tenham faltado.Basta-me ver o efeito que causa tanto no comportamento como na vida de pessoas que conheço para ter a certeza de que não quero isso para mim.
    Actualmente o que me preocupa é se os meus filhos vão ou não pensar como eu, porque as pessoas que se tornam dependentes de drogas tornam as suas vidas num inferno por não se assumirem logo não aceitam ajuda e também a vida dos familiares que muitas das vezes não sabem como reagir perante uma situação destas.
    Resta-me esperar, nunca ter de passar por este drama.

    ResponderResponder
  29. 29
    gustavo
    Maio 11th, 2011 em 22:39

    por favor me digam come se consome doping preciso rapido pra trabalho de escola por favor

    ResponderResponder
  30. 30
    gustavo
    Maio 11th, 2011 em 22:40

    como
    escrevi errado antes no outro comentario

    ResponderResponder
  31. 31
    antonieta
    Maio 21st, 2011 em 19:47

    Ando desesperada, o meu filho adolescente experimentou e o meu receio é que se torne num vício. Desinteressou-se da escola e apenas se interessa em sair com os amigos. O que devo fazer para o ajudar e saber cumprir as regras e as obrigações normais de estudante? Ajudem-me por favor.

    ResponderResponder
  32. 32
    Mauricio
    Maio 22nd, 2011 em 14:20

    quando se chega no ponto!de abstinencia…ou se afunda até ter uma overdose ou se afasta de tudo e todos que pertence a esse lixo.. sou um que estou de frente a 2 tuneis,, ou morre ou vive! ,,pode parecer tenso.. mais um dia vcs iniciantes vao me entender.. SAI FORA!!

    ResponderResponder
  33. 33
    Mauricio
    Maio 22nd, 2011 em 14:31

    mostre a ele tudo oque cada substancia causA provada cientificamente,, mostre oque acontece com os seres abitantes da terra que vivem proximo do crime organizado,mostre oque eles passam , quantas criancas morrem por causa do crack,, mostre a ele que os seres praticantes do trafico de drogas somente quer dinhero.. pela morte dele,, meu conselho naum pega pesado.. so piora,, vai ocasionar mais interesse da parte dele.. boa sorte querida! ja fis o mesmo com minha mae.. devo muito a ela…

    ResponderResponder
  34. 34
    Sergio Bian
    Setembro 29th, 2011 em 18:52

    “Esquema terapêutico adequado”? A superficialidade do texto choca e preocupa. Certamente o comentarista nunca ouviu falar de anomia e não deve saber o que é sociologia. Jamais colocaria meu filho num “esquema terapeutico adequado” planejado por ele.
    Ora, o problema não está nas drogas nem no adicto, está na própria sociedade que permite, produz, distribue e trafica a droga. Seria enorme desonestidade e desinformação considerar a droga como agente externo da sociedade. Para o adicto a droga é problema, para a sociedade é solução. Enquanto o modelo judaico-cristão ideal de ser humano existir, estes enganos continuarão para felicidade geral das classes dominantes, da religião, dos políticos e todos os salafrários de plantão neste país..

    ResponderResponder
  35. 35

    Outubro 7th, 2011 em 12:16

    Antes de mais, bom site! É bom ver que estas coisas deixam de ser tabu. Quer para quem consome quer para quem não consome pois ajuda a esclarecer ideias, a perceber o que nos rodeia. Pessoalmente, acho que todo o consumo de cannabis que existe hoje em dia é resultado do acompanhamento que esta substancia teve no raciocínio humano desde sempre. Hoje em dia esta nossa experiência é muito única, pois as relações entre pessoas estão num ponto que nunca estiveram na humanidade até agora. Somos os primeiros seres humanos a vivenciar telemóveis e internet. O consumo de cannabis faz me aperceber de coisas que estão tão perto de mim e que me passam ao lado quando estou “sóbrio”. É uma ferramenta na interpretação da experiência humana actual, tal e qual como era utilizada nos rituais de iniciação quando os senhores homo sapiens começaram a aperceber do que lhes rodeava.
    não quer dizer que não se chegue às mesmas conclusões, nem que quem fume é mais esclarecido. Apenas são visões diferentes que sempre houveram e sempre haverão.
    Obrigado a todos! Esta experiência faz tanto sentido com toda esta diversidade 🙂

    ResponderResponder

Deixa um Comentário

Tags Populares

blank