Toda a gente já tem uma ideia do significado da palavra droga. Em linguagem comum, de todo dia (“Ah que droga” ou ” logo agora droga”) droga tem um significado de coisa ruim, sem qualidade. Já em linguagem médica, droga é quase sinonimo de medicamento. O termo droga teve origem na palavra droog (holandês antigo) que significa folha seca , isto porque antigamente quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais. Actualmente, a medicina define droga como sendo: qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.

A palavra psicotrópico é composta de duas outras: psico e trópico. Psico é fácil de se entender, pois é uma palavra grega que significa nosso psiquismo (o que sentimos, fazemos e pensamos, enfim o que cada um é). Mas trópico não é como alguns podem pensar, referente a trópicos, clima tropical… A palavra trópico aqui relaciona-se com o termo tropismo que significa ter atracão por. Então psicotrópico significa atracção pelo psiquismo e drogas psicotrópicas são aquelas que actuam sobre o nosso cérebro, alterando nossa maneira de sentir, de pensar e, muitas vezes, de agir. Mas estas alterações do nosso psiquismo não são sempre no mesmo sentido e direcção. Obviamente elas dependerão do tipo de droga psicotrópica que foi ingerida.O Sistema Nervoso Central (SNC), contido na caixa craniana, tem como principal órgão o cérebro. Dependendo da acção no cérebro, as drogas psicotrópicas são divididas em três grandes grupos.Um primeiro grupo é aquele de drogas que diminuem a actividade do nosso cérebro, ou seja, deprimem o funcionamento do mesmo, o que significa dizer que a pessoa que faz uso desse tipo de droga fica “desligada”, “devagar”, desinteressada pelas coisas. Por isso estas drogas são chamadas de Depressoras da Actividade do Sistema Nervoso Central

Num segundo grupo de drogas psicotrópicas estão aquelas que actuam por aumentar a actividade do nosso cérebro, ou seja, estimulam o funcionamento fazendo com a pessoa que se utiliza dessas drogas fique “ligada”, “eléctrica”, sem sono. Por isso essas drogas recebem a denominação Estimulantes da Actividade do Sistema Nervoso Central.Finalmente, há um terceiro grupo, constituído por aquelas drogas que agem modificando qualitativamente a actividade do nosso cérebro; não se trata portanto, de mudanças quantitativas como de aumentar ou diminuir a actividade cerebral. Aqui a mudança é de qualidade. O cérebro passa a funcionar fora do seu normal e a actividade cerebral fica perturbada. Por essa razão este terceiro grupo de drogas recebe o nome de Perturbadores da Actividade do Sistema Nervoso Central



Comentários

  1. 1
    Filipa
    Abril 30th, 2008 em 20:48

    fogo!!!!!
    só as coisas k a droga faz e as doenças se as pessoas k consumem vissem este site tentavam logo deixar de consumir xD

    ResponderResponder
  2. 2
    MiStEr_QuIm
    Junho 5th, 2008 em 15:55

    Filipa sim e não lol, há muita gente que sabe os perigos da droga mas não se preocupam com isso até que chega um dia que não há volta a dar. Eu por exemplo sou da opinião que é preferivel fumarem um charrito de vez em quando (Não diáriamente, um por semana mais ou menos) do que fumarem tabaco diáriamente, visto que a meu ver o tabaco é muito mais prejudicial à saúde que um charrito de vez em quando, mas não deixa de fazer mal, se vocês se preocupam com a vossa saúde aconselho a não fumarem um nem outro e muito menos a meterem-se em outro tipo de drogas.

    ResponderResponder
  3. 3
    daniela
    Setembro 18th, 2008 em 16:41

    caso haja a desconfiança de que “minaram” alguem e fizermos um despiste de drogas e não acusar nada, há razao para preocupaçao na mesma?nem todas as drogas são detectáveis.quais são?o psicologico pode simular sinais fisicos de consumo de alguma droga sem haver contacto com nenhuma substancia do genero?

    ResponderResponder
  4. 4
    André
    Novembro 25th, 2008 em 12:45

    isto setá bem penssado

    ResponderResponder
  5. 5
    anónimo
    Novembro 26th, 2008 em 22:00

    cego não é o que não vê, é antes aquele que não quer ver!!!

    ResponderResponder
  6. 6
    diogo
    Janeiro 8th, 2009 em 17:26

    parem de trafikar droga e mt melhor para voces

    ResponderResponder
  7. 7
    anonimo
    Janeiro 8th, 2009 em 17:28

    voces tambem nao sabem o k fazem e mt perigoxo nao se esquesam de quem trafika sempre mal fika

    ResponderResponder
  8. 8
    dayane
    Fevereiro 4th, 2009 em 20:31

    o pior e que nem todos vem isso como algo ruim para alguns é um geito de se acalmar de esqueçer tudo akilo que se passol . muita gent tem curiosidade isso e normal mais todos tem curiosidade mais nem toda gent anda caindo na burriçe de esperimentar !!! se foçe assim oque seria do nosso planeta uma cambada de traficatente e toxicos dependentes fala serio .minha mae costuma dizer que isso aconteçe com as pessoas que tem a cabeça fraca pessoas que nao racioscinam bem apesar de nao ser bem assim ,Elas possuem um efeito totalmente prejudicial a saúde física e mental de quem é usuário. Apesar de causar uma momentânea sensação de liberdade, alegria e bem estar, após a passagem do seu efeito, o sentimento de culpa e solidão é ainda maior do que tudo akilo que ja se sentil fala averdade se uma criança como eu de 11 anos conssegue perceber isso pork que ums cavaloe screcidos n percebem a inteligençia do ser humano ja nao e mais o memso de antes

    ResponderResponder
  9. 9
    diana
    Abril 18th, 2009 em 13:41

    isto esta bem pensado para kem faz um trabalho para a escola, esta pagina esta um maximo

    ResponderResponder
  10. 10
    Saaip
    Junho 5th, 2009 em 3:04

    Epá, isto dá memso para ver que é só gente que nunca tocou em droga.. minha nossa
    Não sei se sabem mas a droga não é só aquela que se chuma, cheira ou injecta.. o tabaco também é uma droga e o café (mais proprimente a cafeína) têm um poder de adictividade muito maior do que qualquer tipo de marijuana que possam encontrar
    Antes de falarem e criticarem acho por bem ver o lado bom da coisa, podem um dia precisar dela.. nunca se sabe o amanhã
    E se isto fosse assim tão ilegal como dizem não tinhamos mortalhas king-size à venda nas papelarias, sim porque ninguém compra um pack de mortalhas king-size para fumar tabaco normal.
    Como é dito aqui, as drogas eram usadas como termo de socialização entre povos antigos
    Acho que prefiro muito mais ficar com uma grande moca na cabeça do que uma bebedeira
    Se olharem para as notícias ouvem: jovem embriagado causa acidente e mata 6 pessoas, condutor embriagado atropela criança na passadeira e foge, um grupo de jovens embriagados assaltaram uma loja a meio da noite..
    Nunca ouviram, até hoje, alguma notícia trágica que referisse: “o jovem tinha fumado marijuana e causou isto ou aquilo”
    Quem fuma quer ficar quieto no seu canto sem causar confusão ou algo parecido
    Acho que deveriam abrir os olhos ao mundo..

    ResponderResponder
  11. 11
    Saaip
    Junho 5th, 2009 em 3:06

    E não se esquecem que muitas mentes brilhantes da histórias fizeram as suas melhores obras com a influência de estupefacientes..

    Acho que todos concordam comigo que o LSD fazia o Hendrix tocar de uma maneira para lá de heróica (:

    ResponderResponder
  12. 12
    Josefina
    Novembro 2nd, 2009 em 11:47

    muitos manos bacanios inventaram grandas ganzas (que fizeram muito bem),, para a genti apanhar um agrandi moca do caralho !!

    assimm mos vossos manos apanhamos grandas mocas

    ResponderResponder
  13. 13
    anónimo
    Novembro 2nd, 2009 em 15:26

    isso é muito mal eu sei deixem de fumar isso não presta é uma grande porcaria as vezes não é uma grande moca que isto dá

    ResponderResponder
  14. 14
    anónimo
    Novembro 2nd, 2009 em 15:28

    eu tinha um namorado que fumava mas ainda bem que largou porque fui eu que lhe ajudei para ele largar mas graças adeus ele largou .

    ResponderResponder
  15. 15
    vasco el cabalero saltitante
    Novembro 18th, 2009 em 18:12

    tou agora a enrolar uma bem fodida! droga e a melhoor cena do mundo DROGAAAAAAAAAAAAAA!!

    ResponderResponder
  16. 16
    nubya ferro
    Novembro 22nd, 2009 em 13:38

    o meu namorado fuma maconha vcs podem m ajudar como posso ajudalo n hora q ele esta muito agrecivo.

    ResponderResponder
  17. 17
    antonio
    Fevereiro 13th, 2010 em 1:26

    o que eu realmente acho, é que cada um faz o que quer fazer da vida e ninguem tem nada a ver com isso, e não têm nada para andar a falar mal das pessoas.metam-se nas vossas vidas.por exemplo uma pessoa por tar a fumar uma ganza está a fazer mal a alguem?so a ele próprio, por isso eu sou da opinião,DEIXEM AS PESSOAS SEREM LIVRES!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderResponder
  18. 18
    Inês
    Fevereiro 20th, 2010 em 13:50

    @Saaip:
    eu concordo, eu também fumo, nao fumo marijuana mas fumo droga e experimento outras cenas e só uso a droga para tentar esquecer as cenas mas principalmente ficar sossegada no meu canto sem ter ninguem ke me chateie, os meus amigos passam a vida a dar sermoes e eles ate têm razao, a droga pode fazer mal, pode até matar mas é um grande vicio e quem da sermoes um dia ke tambem ficar viciado nao vai kerer ke ninguem lhes dê sermoes komo eles dão aos outros!!!

    ResponderResponder
  19. 19
    rebeca
    Março 24th, 2010 em 19:16

    eu so sei q sa drogas nao tem nada as nos oferecer aah nao ser so esta destruindo o mundo cada dia q passa e as pessoas q esperimenta pode cer nao tem volta

    ResponderResponder
  20. 20
    rebeca
    Março 24th, 2010 em 19:22

    eu so sei q drogas nao tem nada ah nus oferecer, ah nao ser coisas ruim q fazermos para consigui_la,destroi com sua vida com a familia q acaba sofrendo por sua dependencia e talvez acabe ate a morte muitos estao morreno por causas das drogas q nao tem nada de bom ah nus oferecer .

    ResponderResponder
  21. 21
    rita
    Maio 18th, 2010 em 8:48

    eu nao concordo com este tipo de preconceitos…todas as pessoas sao humanas devemus houvi-las e respeitramo-nos uns aos outros .. o meu pai é toxico dependente e nao é por isso que lhe vou dar desprezo olhar para ele como um criminozo como as pessoas de todo o mundo fazem … falo por ter um pai assim mas nao me importa acreditem sim metem-se nestas coisas porque tao fartos da vida deles tem a cabeça em agua nao aguentam mais nada na vida deles acho que nos como unidos nos soumos deviamus dar mnais apoio e converzar… se virem algum (drogado) a vossa frente nao o desprezem nao digo para darem dinheiro porqe a 1 coisa que iriam fazer era comprar mais uns saquinhos de droga…ajudem soumos ou nao soumos todos unidos e amigos ? emtao nao descremines um drogado um mendigo um alcoolico porque nunca sabes o dia de amanha !

    ResponderResponder
  22. 22
    anaclaudia
    Março 25th, 2011 em 12:10

    meu marito usa magoinha qero saer como posso vaser qe ele pára

    ResponderResponder
  23. 23
    Helder Anselmo
    Agosto 16th, 2011 em 14:02

    Talvez seja por ser ilegal que existe tanta controvérsia. Se fosse despenalizada havendo contra partidas para o estado com os eventuais impostos, acabaria o tráfico e o flagelo…

    ResponderResponder

Deixa um Comentário

Tags Populares

blank